Blog

PIX: saiba como se prevenir de golpes

Apesar do sistema seguro, golpistas utilizam links e notícias falsas para aplicar fraudes; saiba como identificar e evitar riscos

Nas últimas semanas, um dos assuntos mais comentados do setor econômico tem sido o PIX, novo meio de pagamento brasileiro criado pelo Banco Central. Se por um lado, ele promete causar uma revolução e facilitar a vida de toda a população participante do setor financeiro, por outro, o modelo já causa preocupação, devido aos golpes que começaram a circular durante o período de cadastramento dos usuários.

O fato é que o sistema em si é completamente seguro – já que possui todas as medidas de segurança necessárias. Porém, o que tem trazido dor de cabeça são os golpes através de outros sistemas que podem enganar o consumidor sem conhecimento sobre o assunto.

Túlio Iannini, CEO da U4crypto – fintech mineira reconhecida no mercado – diz que o principal desafio acerca do assunto é conscientizar toda a população sobre a necessidade de checar informações e ensiná-las a usar corretamente os meios seguros disponibilizados pelo banco. “Ainda vivemos um período em que muita gente não possui facilidade em mexer na internet ou diferenciar o que é seguro ou não. Além disso, com a revolução tecnológica, os fraudadores buscam todos os dias novas formas de aplicar tais golpes. Portanto, os cuidados devem sempre ser redobrados”, alerta.

Contudo, Túlio afirma que ao seguir algumas orientações é possível se sentir tranquilo e seguro na hora de realizar transações financeiras e outras tarefas diárias na internet.

Cuidados com o PIX

Desde o começo do cadastramento do PIX aumentaram os relatos a respeito de golpes financeiros. Os mais comuns referem-se à links duvidosos em aplicativos de mensagem, promoções em sites desconhecidos e fake news. Para driblar qualquer um desses modelos de golpe, dentre outros, Túlio separou algumas orientações básicas para seguir. Confira:

  • Sempre desconfie de links recebidos em redes sociais ou aplicativos de mensagem; faça uma boa checagem na mensagem que receber e verifique se o site para onde o link direciona é seguro. Além disso, caso o link seja encurtado, redobre a atenção e evite clicar;
  • Faça o cadastro ou qualquer movimentação apenas nos canais oficiais do seu banco. Em caso de dúvidas, vá até a agência mais próxima ou ligue nos números localizados em seu cartão ou fatura do banco. Evite também ligar para números desconhecidos que não tenham sido disponibilizados por tais meios;
  • O cadastramento do PIX é realizado apenas pelos canais oficiais do banco. Portanto, não insira informações pessoais em qualquer outro meio;
  • Evite passar informações pessoais para terceiros, mesmo conhecidos.
  • Desconfie de promoções muito generosas ou promessas de dinheiro fácil na internet.

Fonte: Túlio Iannini, CEO da U4crypto. Possui mais de 20 anos de experiência em TI e como empreendedor na área. Atuou como Presidente da ASSESPRO-MG e Vice Nacional (Federação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) entre 2009 e 2012. Participante do programa de aceleração de Startups da ENDEVOR Brasil – Scale Up 2018. É mestrando em Administração com MBA em Gestão da Competitividade e Graduado em Comunicação Empresarial.

Receba dicas de conteúdo exclusivas direto na sua caixa de entrada

Não se preocupe, não enviamos spam
Obrigada! Sua assinatura foi recebida!
Oops! Something went wrong while submitting the form.