Blog

O que é Open Banking?

À medida que nosso mundo se torna cada vez mais digital, os consumidores estão exigindo experiências mais inteligentes, mais rápidas e mais personalizadas que se encaixem convenientemente em seus estilos de vida.

Isso cria um ambiente difícil para os comerciantes e prestadores de serviços que precisam atender a essa demanda dos clientes, enquanto controlam os custos e fazem seus negócios crescerem.

O Open Banking é uma das principais iniciativas que ajudam a atender tanto às necessidades dos consumidores quanto ás dos comerciantes quando se trata de pagamentos.

Neste artigo, temos como objetivo dar-lhe um resumo útil do que é o Open Banking, por que ele está se tornando um agente de mudança e o que ele pode fazer pelo seu negócio.

O que é Open Banking?

O Open Banking é um sistema que permite o acesso e controle de contas bancárias e financeiras de consumidores através de aplicações de terceiros. 

Em resumo, Open Banking é uma forma segura para os consumidores compartilharem suas informações financeiras com comerciantes, prestadores de serviços ou para autorizar um pagamento diretamente de sua conta bancária.

Enquanto alguns países específicos estão liderando a mudança, o Open Banking está observando uma adoção crescente em todo o mundo, incluindo o Brasil, e especialmente entre os países com forte aceitação de pagamentos digitais e móveis.

Compartilhar dados financeiros entre fornecedores significa que os consumidores podem potencialmente usar um aplicativo para ter uma visão única de todas as suas finanças e um lugar para gerenciá-las, mesmo que tenham contas em bancos diferentes. 

Isto também dá aos fornecedores a oportunidade de oferecer serviços inovadores, tais como gestão financeira ou ferramentas de orçamento que criam valor real para os consumidores e fortalecem seus relacionamentos com os clientes.

Como funciona Open Banking?

Sob o sistema de Open Banking, os bancos permitem o acesso e controle dos dados pessoais e financeiros dos clientes a prestadores de serviços terceiros, que são tipicamente empresas de tecnologia e fornecedores de serviços financeiros online.

Os clientes são obrigados a conceder algum tipo de consentimento para que o banco permita tal acesso. 

Através do uso de contas em rede, o Open Banking poderia ajudar os credores a obter uma imagem mais precisa da situação financeira e do nível de risco do consumidor, a fim de oferecer condições de empréstimo mais lucrativas.

Também poderia ajudar os consumidores a obter uma imagem mais precisa de suas próprias finanças antes de contraírem dívidas. 

Por exemplo, um aplicativo Open Banking para clientes que desejam comprar uma casa poderia calcular automaticamente o que os clientes podem pagar com base em todas as informações em suas contas, talvez fornecendo uma imagem mais confiável do que as diretrizes fornecidas. 

Outro aplicativo poderia ajudar os clientes com deficiência visual a entender melhor suas finanças através de comandos de voz.

Além disso, Open Banking também pode ajudar pequenas empresas a economizar tempo através da contabilidade on-line e ajudar as empresas de detecção de fraude a monitorar melhor as contas dos clientes e identificar problemas mais cedo.

Vantagens de adotar Open Banking

Essencialmente, o Open Banking toca um acorde com os consumidores porque atende suas principais preocupações e necessidades em torno dos pagamentos

#1 – Uma visão mais clara de suas finanças

Veja todas as suas finanças em um só lugar, graças ao Open Banking. Ele poderia ajudá-lo a orçar, encontrar os melhores negócios e comprar os produtos e serviços que lhe convêm.

Você pode optar por dar a um aplicativo ou site regulamentado acesso seguro às informações de sua conta corrente.

#2 – Inovação segura

Alguns aplicativos e websites atualmente usam o screen-scraping, o que envolve o fornecimento de seus dados de login e senha para que eles possam acessar sua conta e analisar suas informações financeiras ou fazer pagamentos em seu nome.

Com o Open Banking, você nunca é solicitado a compartilhar sua senha ou detalhes de login com ninguém além de seu próprio banco ou sociedade construtora. Seguro e simples.

#3 – Liberdade de escolha

Você está no controle. Escolha quais serviços você utiliza e quais provedores você permite o acesso às suas informações. Você até decide por quanto tempo você gostaria que eles acessassem seus dados.

Por que Usar Open Banking?

Toda empresa compreende a necessidade de ser centrada no cliente e que fornecer as experiências e preferências que os consumidores desejam pode fazer toda a diferença no mundo competitivo e em rápida evolução do comércio.

Nesse sentido, Open Banking está possibilitando novas maneiras de administrar seu dinheiro.

Produtos e serviços financeiros que oferecem melhores resultados, e a lista está crescendo o tempo todo: desde trazer todas as suas contas para uma única tela, até notas de crédito que reflitam com mais precisão quem você é, e até mesmo proteger os financeiramente vulneráveis. 

Os usos podem incluir comparar as contas e o histórico de transações do cliente com uma gama de opções de serviços financeiros, agregar dados entre as instituições financeiras participantes e clientes para criar perfis de marketing, ou fazer novas transações e mudanças de conta em nome do cliente.   

Conclusão

A U4crypto, é uma  das primeiras empresas nacionais a oferecer o serviço de Banco Como Plataforma. Temos acompanhado o desenvolvimento e o lançamento de iniciativas bancárias, incluindo Open Banking, em todo o mundo desde o início. E nos envolvemos diretamente.

Se você tem interesse em saber mais sobre os serviços que oferecemos em detalhes, acesse o link e fale conosco.

Receba dicas de conteúdo exclusivas direto na sua caixa de entrada

Não se preocupe, não enviamos spam
Obrigada! Sua assinatura foi recebida!
Oops! Something went wrong while submitting the form.