Contas digitais são essenciais para educação financeira: jovens são os mais adeptos ao modelo

Tudo sobre meios de pagamentos

Contas digitais são essenciais para educação financeira: jovens são os mais adeptos ao modelo

Já pensou em abrir uma conta com poucos cliques no celular? Fazer transferências gratuitamente? Ter a possibilidade de guardar dinheiro dentro da própria conta rendendo a 100% do CDI?

Pois com as contas digitais essa realidade é possível. Queridinha entre a população jovem do país, os bancos digitais vieram para ficar. De acordo com uma pesquisa do GuiaBolso, 40,8% dos jovens com idade entre 18 a 25 anos possuem contas em pelo menos um banco digital.

Essa taxa sobe para 44,7% entre aqueles com 26 a 35 anos, com pelo menos uma conta nessas instituições.

Mas a facilidade desses bancos não se limita apenas ao formato na hora de abrir a conta: muitos iniciam com as contas digitais como a sua primeira relação com o dinheiro em caixa. 

Jovens que ainda dependem dos pais e possuem interesse em ter um maior conhecimento sobre dinheiro e controle das finanças estão entre os usuários dessas contas. 

Além disso, a burocracia presente na maioria dos bancos tradicionais estimula as pessoas dessa faixa etária a optarem por uma medida mais simples, rápida e prática de controlar seu dinheiro. Outro ponto importante é a facilidade desses jovens a se relacionarem com os aplicativos, que dispara na frente dos adultos e pessoas mais velhas, que tendem a não confiar de antemão nessas “novidades’’.

Contas digitais podem auxiliar planejamento futuro

Receber dinheiro, guardar, fazer transações grátis, emprestar… todas essas opções que os bancos digitais oferecem podem ajudar o jovem a ter uma maior perspectiva do que ele quer conquistar com aquele capital em sua conta. Um tênis novo, óculos escuros, uma viagem com os amigos, metas que mesmo pequenas, conseguem ser alcançadas quando o jovem passa a ter maior responsabilidade com o seu próprio dinheiro, na sua própria conta. 

Porém, é importante que no início, em casos de jovens que ainda não completaram 18 anos, os pais vigiem como está sendo o uso da conta, e estejam sempre abertos a dúvidas em relação ao dinheiro que aquele adolescente pode vir a ter, ensinando sobre controle e como evitar gastos desnecessários.

Com essas orientações, a experiência e conhecimento sobre o dinheiro tende a ser excelente! A U4Crypto abraça a causa de uma educação financeira de qualidade, que deve começar desde cedo, com segurança e responsabilidade!

Nenhum comentário

Adicione seu comentário