Compras online: Cuidados para não cair em furadas!

Tudo sobre meios de pagamentos

Compras online: Cuidados para não cair em furadas!

Compra online no final de ano aumenta e cuidados devem ser prioridade

Todos os dias encontramos na internet diversas opções e facilidades para realizar compras e fazer bons negócios. Pesquisar preços em vários lugares, comprar e receber o produto em casa são possibilidades que só o mundo virtual proporciona.

Entretanto, pessoas que agem de má fé existem por todas as partes e os golpes do comércio eletrônico são uma triste realidade.

“Eletrônicos, passagens áreas e serviços são as campeãs em denúncias de fraude na internet. Alguns sites se disfarçam de lojas de vendas, quando na verdade possuem a intenção de aplicar um golpe no cliente.’’ afirma Túlio Iannini, CEO da U4Crypto. Tais sites podem roubar seus dados, clonar seu cartão e através de promoções tentadoras, para aqueles que agem por impulso ao se deparar com um grande desconto, roubar grande parte do seu dinheiro. Fique atento!

Separamos abaixo 7 dicas preciosas para o consumidor não cair em furada:

  1. Verifique o site. Se você nunca ouviu falar dessa loja antes, tome cuidado e pesquise imediatamente para descobrir o que os outros dizem. Os objetos vendidos eram realmente como diziam no site? Alguém já teve problema na entrega? O produto chegou dentro do prazo?

Você pode buscar pela empresa no site do Reclame Aqui e ver todas as avaliações dos clientes para checar se aquela loja realmente é segura ou não.

  1. Analise a conduta do lugar. Chegou uma promoção imperdível no seu celular com o link da loja? Desconfie! Para e pense: não é normal, por exemplo, que todas as lojas estejam cobrando R$1.500,00 por um frigobar, enquanto apenas esse site ofereça o mesmo produto por R$ 400!

Grandes promoções parecem ser uma boa para economizar dinheiro, mas podem ser uma grande roubada. 

  1. Olá, tem alguém aí? Cheque sempre se o site tem alguma forma de contato com o cliente no pós-compra. Desconfie de sites que não oferecem telefone, endereço físico e de e-mail para clientes tirarem dúvidas e solucionar eventuais problemas.
  2. Atente à qualidade dos textos. Erros grotescos de português não são comuns em sites verificados. Fotos de má qualidade também são indicativos de que o site não é competente e possui apenas uma única finalidade: tirar dinheiro das pessoas.
  3. Peça indicações. Parentes e amigos que estão acostumados a fazer compras na internet são bons aliados. Isso porque você vai saber melhor sobre a qualidade e competência desta loja com mais proximidade, antes de fazer sua escolha. 
  4. Guarde os comprovantes de compra. Assim como compras em lojas físicas, guardar os comprovantes digitais também é uma medida de segurança. 

Normalmente, os sites enviam a Nota Fiscal para o seu e-mail assim que a compra é finalizada, junto com o status de entrega do pedido. Fique sempre atento ao recebimento deste comprovante! 

  1. E por fim, fique de olho na certificação digital do site. As lojas virtuais que se preocupam com a segurança de seus clientes buscam obter esses selos e certificações digitais, pois eles protegem os dados fornecidos pelo comprador. Confira sempre se a página inicial apresenta essa informação.

       Além disso, os endereços de sites de comércio eletrônico devem começar   com “https” e não “http”.

Aproveite essas dicas, siga sempre atento e boas compras!

Fonte: Túlio Iannini, CEO da U4crypto. Possui mais de 20 anos de experiência em TI e como empreendedor na área. Atuou como Presidente da ASSESPRO-MG e Vice Nacional (Federação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação) entre 2009 e 2012. Participante do programa de aceleração de Startups da ENDEVOR Brasil – Scale Up 2018. É mestrando em Administração com MBA em Gestão da Competitividade e Graduado em Comunicação Empresarial.

Nenhum comentário

Adicione seu comentário